Livre-mercado ou livre-monopólio?

Publicado: 6 de dezembro de 2016 por Plínio em Anarquismo, Economia
Tags:, , , , , , ,

“O livre comércio, isto é, o livre monopólio, é a santa aliança dos grandes feudatários do capital e da indústria, a argamassa monstra que deve terminar em cada ponto do globo a obra começada pela divisão do trabalho, pelas máquinas, pela concorrência, pelo monopólio e pela política econômica; esmagar a pequena indústria e submeter definitivamente o proletariado. É a centralização em toda face da terra desse regime de espoliação e de miséria, produto espontâneo de uma civilização que começa, mas que deve perecer logo que a civilização tiver adquirido consciência de suas leis; é a propriedade em sua força e sua glória. E é para introduzir o consumo desse sistema que tantos milhões de trabalhadores estão famintos, tantas criaturas inocentes ainda amamentando atiradas no nada, tantas jovens e mulheres prostituídas, tantas almas vendidas, tantos caracteres emurchecidos! Se ao menos os economistas soubessem de uma saída para esse labirinto, de um fim para essa tortura. Mas não, sempre! Nunca! Como o relógio dos condenados, é um refrão do apocalipse econômico. Oh! Se os condenados pudessem queimar o inferno!”

Trecho do livro:”Sistema das Contradições Econômicas ou Filosofia da Miséria” – Proudhon

anarquismo como combate ao capitalismo

Proudhon chamava este livre-mercado, ao que se referem os liberais, como livre-monopólio. Uma multinacional engoliria uma pequena empresa qualquer em um modelo de Capitalismo sem intervenção estatal. Digo sem intervenção estatal, pois é ilusão imaginar um mundo capitalista sem Estado, devido a questão do direito a propriedade, que necessita de um governo para existir. O que proponho é fazer um exercício de reflexão sobre o assunto.

Quem entende de economia e mercado sabe que um acumulador de bens possui vantagens que os demais não teriam. Tais vantagens eliminariam qualquer chance de concorrência, fazendo com que as menores concorrentes quebrassem ou fossem engolidas pelas maiores.

Uma empresa com uma produção maior compra insumos a preços mais baixos devido ao alto volume. Também devido ao mesmo volume, faz pressão no ponto de venda para posicionar a marca em locais estratégicos, garantindo mais visibilidade para os consumidores. Tem recursos para investir em melhores maquinários e em melhores mão-de-obra, o que aumenta a qualidade do produto. Tem condições para ter um grande sistema de distribuição abrangendo ainda mais a sua atuação geográfica, atingindo mercados diversos. Possui recursos para investir pesado em propaganda, o que favorece e muito nas vendas.

Vale ressaltar que por ter uma atuação em um âmbito geograficamente maior. Ela pode manter a sua indústria onde a mão-de-obra é ainda mais barata, ou qualquer outra vantagens. O que as pequenas concorrentes não podem, pois ficam presas as suas pequenas regiões de atuação. Quem sabe as grandes empresas, possam até regiões onde a fiscalização trabalhista não é tão efetiva, e poderia usar de mão-de-obra escrava.

Se ainda isso tudo não for suficiente, como se fosse pouco, ela pode reduzir os preços abaixo do valor de custo, que já é mais baixo, forçando todas as concorrentes a fazerem o mesmo. A questão é que a multinacional teria capital de reserva para manter-se por um bom tempo no prejuízo, enquanto as outras não.

Depois das concorrentes quebradas, o monopólio estabelecido. A tal multinacional poderia aumentar seus preços e colocar onde quisessem, já que ela controla o mercado. E caso surja novas concorrentes, basta repetir o processo.

Assim, chego a conclusão que mesmo sem um Estado intervencionista, se não houver oportunidades reais de concorrência, e isto inclui capital armazenado, não existe livre-mercado.

Então o que seria livre-mercado de fato. Proudhon jamais usara este termo, mas a sua proposta mutualista era um mercado e ele era livre, não só do governo, mas também dos acumuladores. E sobre isso, ele diz em um trecho de “O Que É Propriedade?”:

“Se os bens são propriedades, os proprietários são reis, e reis despósticos, reis em proporção de suas faculdades de ganância. E se cada proprietário é soberano na esfera de sua propriedade, rei inviolável em toda a extensão de seu domínio, como um governo de proprietários não seria um caos e uma confusão?”
Portanto, não há governo, não há economia pública, não há administração possível com a propriedade por base.
A comunidade procura a igualdade e a lei: a propriedade, fruto da autonomia da razão e do sentimento do mérito pessoal, almeja acima de tudo a independência e a proporcionalidade.
Mas a comunidade, tomando a uniformidade por lei e o nivelamento por igualdade, torna-se tirânica e injusta: a propriedade, por seu despotismo e suas invasões, não tarda a mostrar-se opressiva e insociável.
O que a comunidade e a propriedade querem é bom: o que produzem é mau. E por quê? Porque ambas são exclusivas e ignoram, cada uma por seu lado, dois elementos da sociedade. A comunidade rejeita a independência e a proporcionalidade; a propriedade não satisfaz a igualdade e a lei.
Ora, se concebemos uma sociedade fundada nos quatro princípios, igualdade, lei, independência, proporcionalidade, encontramos:
1.° – Que a igualdade, consistindo apenas na igualdade das condições, isto é, dos meios, e não na igualdade de bem-estar, a qual, com meios iguais, deve ser obra do trabalhador, não viola de nenhuma maneira a justiça e a equidade;
2° – Que a lei, resultando da ciência dos fatos, conseqüentemente apoiando-se na própria necessidade, não fere jamais a independência;
3.° – Que a independência respectiva dos indivíduos, ou autonomia da razão privada, derivando da diferença dos talentos e capacidades, pode existir sem perigo nos limites da lei;
4.° – Que a proporcionalidade, só admissível na esfera da inteligência e do sentimento, não na das coisas físicas, pode ser observada sem violar a justiça ou a igualdade social.
Essa terceira forma de sociedade, síntese da comunidade e da propriedade, nós a chamaremos LIBERDADE.
Para determinar a liberdade, não juntamos sem discernimento a comunidade e a propriedade, o que seria um ecletismo absurdo. Buscamos, graças a um método analítico, o que cada uma delas possui de verdadeiro, em conformidade com o anseio da natureza e as leis da sociabilidade, eliminando todos os seus elementos estranhos; e o resultado fornece uma expressão adequada à forma natural da sociedade humana, numa palavra, a liberdade.
A liberdade é igualdade, pois liberdade só existe no estado social e fora da igualdade não existe sociedade.
A liberdade é anarquia, pois não admite o governo da vontade, apenas a autoridade da lei, isto é, da necessidade.
A liberdade é variedade infinita, pois respeita todas as vontades nos limites da lei.
A liberdade é proporcionalidade, pois deixa um caminho aberto à ambição do mérito e à emulação da glória.”

Antes de concluir, precisamos reforçar que no mutualismo o trabalho assalariado não é encarado como troca voluntária, mas sim uma relação opressora entre empregador empregado, já que a troca voluntária seria uma relação entre os dois, mas o trabalho assalariado é uma hierarquização do empregador sobre o empregado.

Sendo assim, na proposta de Proudhon, ninguém poderia explorar do trabalho para enriquecimento. E um sujeito trabalhando sozinho não conseguiria enriquecer, e se trabalhasse cooperativado teria que repartir os ganhos.

Então chegamos a conclusão que liberdade é igualdade, anarquia, variedade infinita, e proporcionalidade. Entendemos que para ter um livre-mercado, é necessário se ater a estas características, no balanço entre comunidade e propriedade.

Logo, qualquer tipo de monopólio, acúmulo de bens, seria uma ameaça para a liberdade. Garantindo a liberdade do mercado com reais chances de concorrência entre os trabalhadores.

comentários
  1. Plínio disse:

    Adicionando uma fonte de pesquisa sobre o tema:

    “Esta escola de libertarianismo inscreveu em sua bandeira a palavra de ordem reacionária: “Os pobrezinhos dos chefes precisam de toda ajuda que conseguirem”. Para toda questão imaginável de política, os mocinhos e vilões podem ser preditos com facilidade, simplesmente invertendo o lema da Revolução dos Bichos: “Duas patas bom, quatro patas maaaaau”. Em todos os casos, os mocinhos, a vítimas sacrificiais do Estado Progressista, são os ricos e poderosos. Os vilões são o consumidor e o trabalhador, agindo para se enriquecerem a partir do tesouro público. Como um dos exemplos mais egrégios desta tendência, considere a caracterização de Ayn Rand das grandes empresas como uma “minoria oprimida” e do Complexo Militar-Industrial como um “mito ou pior”.

    A sociedade de “livre mercado” ideal de tais pessoas, parece, é simplesmente o capitalismo atualmente existente, menos o estado regulamentador e de bem-estar: uma versão hipertireoidica do capitalismo de barão gatuno do século XIX, possivelmente; ou melhor ainda, uma sociedade “reformada” por gente como Pinochet, o Dionísio para quem Milton Friedman e os Chicago Boys foram Aristóteles.

    Os libertários vulgares apologistas do capitalismo usam o termo “livre mercado” em um sentido equívoco: eles parecem ter problemas para lembrar, de um momento para o outro, se eles estão defendendo o capitalismo atualmente existente ou os princípios de livre mercado. Assim nós temos o artigo padrão clichê em The Freeman argumentando que os ricos não podem ficar ricos às custas dos pobres, porque “não é assim que o livre mercado funciona” – implicitamente assumindo que isto é um livre mercado. Quando cutucados, eles admitirão de má vontade que o presente sistema não é um livre mercado e que inclui uma grande quantidade de intervenção estatal em nome dos ricos. Mas tão logo eles pensem que podem se safar, eles voltam rapidamente a defender a riqueza das corporações existentes com base nos “princípios de livre mercado”.

    O mito capitalista da acumulação primitiva não pode resistir nem à lógica, nem à evidência da história; pelos dois juntos, ele foi esmagado sem possibilidade de recuperação.”

    Trecho de Kevin Carson em ‘Estudos em Economia Política Mutualista”.

    https://drive.google.com/file/d/0B98Qdzsez5oHbmE5bmlUX3FXTUE/view

    Curtir

  2. Sven disse:

    Não existe monopólio sem favor estatal. Direitos de propriedade são reais e naturais. Proudhon errou quanto a essas duas coisas

    Curtido por 1 pessoa

    • feliberatria disse:

      Proudhon não errou, além do texto de Proudhon há uma explicação prática para que todo aquele que entende de mercado percebe que o capital acumulado favorece.
      O problema é que “anarco”capitalistas usam do argumento da economia, mas não entendem de economia. Defendem o seu “livre”-mercado, mas não possuem conhecimento de mercado.
      Ou seja, vivem de falácias, mero discurso em prol da perpetuação do sistema capitalista.

      Curtir

      • marcelohdsg disse:

        Acho que o ponto do Sven não foi bem esse. Ele comentou sobre monopólio sem favor estatal e direito de propriedade. Não foi uma resposta convincente.

        Fora que o argumento de “Liberdade só se for de acordo com o que for estabelecido” é por si só incongruente, semanticamente falando.

        O ponto de vista não está totalmente refutável, mas usar a palavra “Liberdade” acho que foi um engano.

        Parabéns pelo Post.

        Curtir

  3. douglaskd88@hotmail.com disse:

    Comentando em 2018 após muita reflexão, concordo 100% com tudo que foi dito, um teto de propriedade individual resolveria o caso ?

    Curtir

Deixe um comentário